Destaque Info

Em 1916 foi publicado em Londres o livro The Practical Engineer Electrical Pocket Book and Diary. Esta publicação destinava-se aos engenheiros que lidavam com as aplicações da eletricidade. Funcionava como um bloco de notas, incluindo as mais recentes atualizações nos conhecimentos técnicos na área da energia elétrica.

Este livro faz parte do património documental do Centro de Documentação da Fundação EDP desde 1986 e insere-se no fundo arquivístico Ferreira dias. Este fundo documental inclui a biblioteca, as fotografias e outros documentos de cariz profissional e pessoal do Engº Professor José Nascimento Ferreira Dias Jr. (1900-1966), uma proeminente figura do desenvolvimento industrial e económico de portugal na primeira metade do século XX.

A sua documentação encontra-se tratada, descrita e pode ser consultada neste catálogo.

Histórico de destaques

Bem-vindo ao catálogo das coleções patrimoniais da Fundação EDP

Fundação EDP

• Conheça o Património Energético da Fundação EDPFaz parte da coleção de desenhos da Central TejoConheça  o Edifício VIP da Central TejoConheça a Coleção de Arte da Fundação EDP

Já estão disponíveis para consulta todos os nºs da revista O Amigo do Lar

Os serviços de Propaganda das CRGE- Companhias Reunidas Gás e Electricidade foram responsáveis pela publicação de uma revista mensal durante os anos de 1932  a 1939 para publicitar os atributos e as vantagens da utilização da eletricidade e do gás.

Coleção Património Energético da Fundação EDP fora de portas

O Museu Natural da Electricidade de Seia recebeu em novembro de 2019 dois equipamentos da coleção museológica da Fundação EDP: o Posto ce Transformação Móvel e o Transformador de 1000 KVA da Central de ponte de Jugais.
O Posto de Transformação Móvel pertenceu às antigas Companhias Reunidas Gás e Electricidade e foi utilizado para fazer chegar a energia elétrica aonde  ela era precisa, principalmente nos meios rurais.
O Transformador foi instalado pela EMpresa Hidr-Electrica da Serra da Estrela na Central de Ponte de Jugais, entrando ao serviço em 1929.

A coleção Património Energético da Fundação EDP tem mais 3 objetos

Incluídos na coleção Material Publicitário do Património Energético da Fundação EDP, estes objetos pertenceram às CRGE- Companhias Reunidas Gás e Electricidade. Conheça-os.

News

Quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora

O quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora encontra-se exposto na Sala dos Condensadores no edifício histórico da Central Tejo, no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este equipamento passou a fazer parte da coleção Património Energético da Fundação EDP desde julho de 2018.

Inventário da coleção Energia do Vapor

Encontra-se disponível para consulta o Inventário da coleção Energia do Vapor produzido pelo projeto A Era da Energia a Vapor em Portugal (1820-1974), iniciado em 2012 pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para identificar e efetuar o registo de antigos equipamentos a vapor existentes em Portugal continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Coleção Touzet

Descubra a coleção de fotografias “Touzet” que integra, desde 2015, o acervo documental da Fundação EDP.

Trata-se de 1052 imagens agora disponíveis que lançam um olhar sobre a atividade profissional de dois construtores civis no Portugal entre os anos de 1890 e 1960, Fernand Eugène Victor Touzet e René Touzet.

A construção do Aquário Vasco da Gama (no Dafundo, 1897-1898), da Garagem Auto-Palace (na Av. Alexandre Herculano, 1906-1907), da Napolitana (em Santo Amaro, 1908-1913), da Fábrica de Cerveja Germânia (na Av. Almirante Reis, 1912), do Estádio do Benfica no Campo Grande conhecido com “Estádio Estância de Madeira” (1940-1941), da ponte Rainha Dona Amélia sobre o rio Tejo entre Salvaterra de Magos e Cartaxo (1902-1904) e da Central Tejo I (1908), entre outras, são algumas das obras que eles realizaram e que aqui se podem encontrar.

Catálogos das exposições

Entre em Novidades para ver os catálogos das exposições patentes no MAAT-Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.