Bem-vindo ao catálogo das coleções patrimoniais da Fundação EDP

Fundação EDP

• Conheça o Património Energético da Fundação EDPFaz parte da coleção de desenhos da Central TejoConheça  o Edifício VIP da Central TejoConheça a Coleção de Arte da Fundação EDP

Coleção Touzet

Descubra a coleção de fotografias “Touzet” que integra, desde 2015, o acervo documental da Fundação EDP.

Trata-se de 1052 imagens agora disponíveis que lançam um olhar sobre a atividade profissional de dois construtores civis no Portugal entre os anos de 1890 e 1960, Fernand Eugène Victor Touzet e René Touzet.

A construção do Aquário Vasco da Gama (no Dafundo, 1897-1898), da Garagem Auto-Palace (na Av. Alexandre Herculano, 1906-1907), da Napolitana (em Santo Amaro, 1908-1913), da Fábrica de Cerveja Germânia (na Av. Almirante Reis, 1912), do Estádio do Benfica no Campo Grande conhecido com “Estádio Estância de Madeira” (1940-1941), da ponte Rainha Dona Amélia sobre o rio Tejo entre Salvaterra de Magos e Cartaxo (1902-1904) e da Central Tejo I (1908), entre outras, são algumas das obras que eles realizaram e que aqui se podem encontrar.

Inventário da coleção Energia do Vapor

Encontra-se disponível para consulta o Inventário da coleção Energia do Vapor produzido pelo projeto A Era da Energia a Vapor em Portugal (1820-1974), iniciado em 2012 pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para identificar e efetuar o registo de antigos equipamentos a vapor existentes em Portugal continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

News

Quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora

O quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora encontra-se exposto na Sala dos Condensadores no edifício histórico da Central Tejo, no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este equipamento passou a fazer parte da coleção Património Energético da Fundação EDP desde julho de 2018.

Catálogos das exposições

Entre em Novidades para ver os catálogos das exposições patentes no MAAT-Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.