A Central Termoelétrica do Pego: uma coleção de fotografias da Fundação EDP

News

Um conjunto de plantas ingressa na Coleção de Património Energético do Centro de Documentação da Fundação EDP

Entre em:

FundaçãoEDP - Porto : plantas da rede de baixa e alta tensão : 1908 - 1915

para ver as plantas que localizam as redes de baixa e alta tensão da cidade do Porto entre 1908 e 1915.

Estas plantas, que datam desse período, chegaram ao Centro de Documentação da Fundação EDP por meio de uma oferta da Área de Ativos Porto da E-Redes,  em Maio de 2022.

Cumprindo a sua missão de preservação e divulgação do património documental do setor energético nacional, o Centro de Documentação promoveu a sua digitalização, disponibilizando recentemente essas imagens ao público.

News

Quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora

O quadro sinóptico passivo do Despacho da Distribuição de Energia Elétrica da Amadora encontra-se exposto na Sala dos Condensadores no edifício histórico da Central Tejo, no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este equipamento passou a fazer parte da coleção Património Energético da Fundação EDP desde julho de 2018.

Coleção Património Energético da Fundação EDP fora de portas

Estão expostos no Museu Natural da Electricidade de Seia, desde novembro de 2019, dois equipamentos da Coleção museológica de Património Energético da Fundação EDP: o Posto ce Transformação Móvel e o Transformador de 1000 KVA da Central de Ponte de Jugais.
O Posto de Transformação Móvel pertenceu às antigas Companhias Reunidas Gás e Electricidade e foi utilizado para fazer chegar a energia elétrica nos meios rurais.
O Transformador foi instalado pela Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela na Central de Ponte de Jugais, entrando ao serviço em 1929.

Já estão disponíveis para consulta todos os nºs da revista O Amigo do Lar

Os serviços de Propaganda das CRGE- Companhias Reunidas Gás e Electricidade foram responsáveis pela publicação de uma revista mensal durante os anos de 1932  a 1939 para publicitar os atributos e as vantagens da utilização da eletricidade e do gás.

Coleção Touzet

Descubra a coleção de fotografias “Touzet” que integra, desde 2015, o acervo do Centro de Documentação da Fundação EDP.

Trata-se de 1052 imagens agora disponíveis que lançam um olhar sobre a atividade profissional de dois construtores civis no Portugal entre os anos de 1890 e 1960, Fernand Eugène Victor Touzet e René Touzet.

A construção do Aquário Vasco da Gama (no Dafundo, 1897-1898), da Garagem Auto-Palace (na Av. Alexandre Herculano, 1906-1907), da Napolitana (em Santo Amaro, 1908-1913), da Fábrica de Cerveja Germânia (na Av. Almirante Reis, 1912), do Estádio do Benfica no Campo Grande conhecido com “Estádio Estância de Madeira” (1940-1941), da ponte Rainha Dona Amélia sobre o rio Tejo entre Salvaterra de Magos e Cartaxo (1902-1904) e da Central Tejo I (1908), entre outras, são algumas das obras que eles realizaram e que aqui se podem encontrar.

Inventário da coleção Energia do Vapor

Encontra-se disponível para consulta o Inventário da coleção Energia do Vapor produzido pelo projeto A Era da Energia a Vapor em Portugal (1820-1974), iniciado em 2012 pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para identificar e efetuar o registo de antigos equipamentos a vapor existentes em Portugal continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.