DESTILADOR E AQUECEDORES DE ÁGUA DE ALIMENTAÇÃO

COLECÇÃO:

Equipamento (Central Tejo)

DESCRIÇÃO:

Cubas com uma capacidade de produção unitária de 3.5 t/h de água, correspondente a 5% da quantidade de vapor consumido pela turbina e perdida no circuito (fugas na instalação, vaporização para a atmosfera, etc.) (fig. nº1)

FUNÇÃO:

O destilador recebe a água já depurada e filtrada (água tratada) para ser vaporizada (destilada). O calor necessário para essa destilação é obtido do vapor proveniente de descarga intermédia da turbina. O vapor produzido no destilador circula e é condensado nos pré-aquecedores de água de alimentação. Ao perder o seu calor, o vapor vai transformando em água destilada (água de alimentação) destinada a compensar as perdas do circuito de alimentação das caldeiras. Por outro lado a própria água de alimentação proveniente da bomba extractora de condensados vai adquirindo temperatura ao passar no interior dos pré-aquecedores (ao elevar a temperatura da Água de Alimentação aproveitando o calor de condensação, estamos a economizar a energia térmica despendida pela queima do carvão).

HISTÓRIA PEÇA:

As unidades de tratamento de água de alimentação das caldeiras de AP foram instaladas durante o terceiro período da CT (1935-41) após a desmantelação das caldeiras 1 e 2 (BP)

ORIGEM FABRICO:

Suiça