A missão do engenheiro em Portugal.pdf

A missão do engenheiro em Portugal / José do Nascimento Ferreira Dias Júnior

Dias Júnior, José Nascimento Ferreira, 1900-1966

Lisboa: Instituto Superior Técnico, 1955

4 p. ; 27 x 21 cm.

Separata da Técnica
Conferência de abertura da «Semana de recepção aos alunos do I. S. T»., realizada no Salão Nobre do Instituto, em 7 de Novembro, a convite da A. E. I. S. T.
2 exempl.
Biblioteca Ferreira Dias
Texto da ''Conferência de abertura da «Semana de recepção aos novos alunos do I. S. T.»'' proferida por José Nascimento Ferreira Dias Júnior, no início do ano lectivo de 1955-1956.

Tomando como tema a missão do engenheiro em Portugal, Ferreira Dias caracteriza a profissão, alertando para o longo caminho na preparação do bom engenheiro como sendo “missão operosa, que exige dos que a seguem dedicação ao estudo e desapego dos mundanismos” e esboça “em largas pinceladas a paisagem da … vida futura, distinguindo entre o que é universal … e aquilo que mais directamente diz respeito aos problemas do país”.

Tendo a “obra de industrialização prosseguido em ritmo lento, sendo pequeno o número de engenheiros … porque o trabalho é pouco e muitos não entenderam ainda para que serve e como se utiliza o técnico de formação superior”, atribui aos “futuros obreiros da economia nacional”, um papel fundamental na criação de um pensamento colectivo que quebre o desinteresse da Nação pela realidade industrial exortando-os a uma verdadeira luta pela consolidação da economia nacional, porque “as grandes viragens são frutos que amadurecem lentamente, como resultado de uma acção, que pode ser ou parecer branda, mas que actua tenaz e sem tréguas numa direcção invariável, nas coisas grandes corno nas pequenas”.

por Fátima Mendes

Ensino superiorEnsino técnicoConferênciaEngenharia