In memoriam J.N. Ferreira Dias Jr. (1900-1966) / pref. Rogério Martins

Martins, Rogério, pref.

Lisboa: EDP, 1991

278 p. ; 22 x 16 cm

"Publicado em 1991, o livro ''In Memoriam : J. N. Ferreira Dias Jr. 1900-1966'' é sobre uma das mais proeminentes figuras do desenvolvimento industrial e económico de Portugal na primeira metade do século XX, o Professor e Engenheiro José Nascimento Ferreira Dias Júnior.
Esta publicação reúne os testemunhos e depoimentos de inúmeras personalidades sobre o professor e engenheiro Ferreira Dias.
São relatos de quem conheceu, conviveu e colaborou com uma das mais fascinantes figuras que deixou a sua marca no âmbito do desenvolvimento industrial e económico do nosso país na primeira metade do século XX.
Da leitura deste livro ficamos a conhecer melhor as quatro facetas de Ferreira Dias: a do homem, a do político, a do professor e a do engenheiro. Além disso, podemos ainda descobrir que lugar ocupou e que obra realizou na sua época.
Pelos aspectos e episódios que apresenta, este livro reconstitui a existência do dinamizador do Primeiro Congresso Nacional de Engenharia (1931), que foi também o homem que lançou os princípios da industrialização, promoveu a electrificação do país, criou a Companhia Nacional de Electricidade, esteve por trás da elaboração de leis que estabeleceram a Rede Eléctrica Nacional (a Lei 2002 - Lei da Electrificação Nacional, da Electrificação Nacional promulgada em 26 de Dezembro de 1944 e a Lei nº 2005, do Fomento e Reorganização Industrial de 1945), escreveu um importante livro onde coloca o seu pensamento sobre a economia portuguesa Linha de Rumo (livro). Notas de economia Portuguesa, entre outras obras."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HistóriaHistória contemporâneaHistória económicaElectrificaçãoIndustrializaçãoBiografia

1991

GH10015Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição