regf_2113_Faria et al_A Central Tejo.jpg

A Central Tejo : a fábrica que electrificou Lisboa / Fernando Faria, Luís Cruz, Pires Barbosa

Cruz, Luís Filipe Pinto da, 1957-, co-autorFaria, Fernando Manuel, co-autorBarbosa, Pires, (co-aut.), co-autor

EDIÇÃO:

1ª ed

Lisboa: Bizâncio ; Museu da Electricidade, 2007

259 p. : il. ; 32 cm.

978-972-53-0364-1

"Publicado em 2007, o livro ''A Central Tejo: a fábrica que electrificou Lisboa''', da autoria de Fernando Faria, Luís Cruz e Pires Barbosa mergulha no passado do edifício que chegou a ser a maior central produtora de energia eléctrica de Portugal e que, durante várias décadas do século XX, forneceu electricidade a todo o distrito de Lisboa e do vale de Santarém, para nos revelar a sua razão de ser e o seu impacto social, político, económico, industrial e cultural.
Assim, os autores dão-nos conta dos principais marcos da existência deste estabelecimento, entrosando-os com o contexto político, económico e social da época. Traçam a evolução arquitectónica do edifício, analisando as razões que levaram à sua construção e às posteriores intervenções nas suas estruturas.
Mostram-nos quais foram os combustíveis utilizados para produzir energia eléctrica e os motivos para a sua escolha, bem como quais foram os equipamentos ali instalados, explicando-nos como funcionavam. Esta abordagem é um contributo para a compreensão da evolução tecnológica e da técnica que está por detrás da produção e distribuição da electricidade.
Não se esquecem ainda de nos transmitir a dimensão do esforço, da dureza e do trabalho exigido para assegurar o funcionamento desse estabelecimento que, consoante as vicissitudes conjunturais da política e economia externas e internas, influenciavam a plenitude do seu funcionamento. É neste ponto que nos apresentam o pessoal que operava na central, descrevendo as funções que ali existiam, as tarefas que ali eram desempenhadas pelos operários, técnicos e outros trabalhadores e as condições de trabalho que ali existiam. Esta análise fornece-nos a visão de que foram a dedicação, o trabalho e a capacidade para ultrapassar as dificuldades destes inúmeros trabalhadores, conjuntamente com a maquinaria que utilizavam, que fizeram chegar, às ruas, aos estabelecimentos e às habitações da cidade de Lisboa e arredores, a energia eléctrica.
No final deste livro, encontramos um conjunto de fotografias da época em que a Central Tejo era a fábrica que produzia energia eléctrica, onde podemos descobrir os ambientes, as memórias e os rostos do passado desse edifício que, actualmente, alberga o Museu da Electricidade."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

CRGE-Companhias Reunidas Gás e Electricidade. 1891-1976 -- LisboaHistóriaEnergia eléctricaCentral TejoCentral eléctricaCentral termoeléctricaProdução de energia eléctricaDistribuição de energia eléctricaIluminação públicaPortugalLisboa

E11420Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição