reg_ 186756_Utopia_Dystopia.jpg

Utopia/Dystopia : A paradigm shift in Art and Architecture / ed. Pedro Gadanho , João Laia , Susana Ventura; textos Franco Berardi... [et al.]

Gadanho, Pedro, 1968-, ed. lit.Laia, João, ed. lit.Ventura, Susana, ed. lit.Berardi, FrancoBraidotti, RosiEasterling, KellerPicon, Antoine

EDIÇÃO:

Milão: Mousse Publishing, 2017

254, [10] p. : il.; color. ; 26 cm

ISBN:

Obra publicada no âmbito do projecto "Utopia/Dystopia", inaugurado no MAAT- Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa) entre o outono de 2016 e a primavera de 2017
Fundação EDP. Cultura
Livro da exposição Utopia/Distopia, patente no MAAT entre 22 de março e 21 de agosto. Este livro acompanha o projeto curatorial Utopia/Dystopia que abriu no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, no outono de 2016. Não é exatamente um catálogo da exposição, mas sim um reader contendo ensaios inéditos sobre a transição de «utopia», uma noção literária com 500 anos, para a imposição generalizada e quotidiana da sua imagem espelhada: distopia. Os autores foram convidados a discutir o binómio «utopia / distopia». Os trabalhos que foram selecionados para a exposição aparecem nas páginas do livro, embora não como meras ilustrações dos ensaios do livro. As imagens das peças, instalações ou vídeos integrados na exposição – incluindo uma secção especial sobre o ambiente de grande escala de Dominique Gonzalez-Foerster, Pynchon Park, que inaugurou a Galeria Oval em outubro de 2016 – são considerados como marcadores visuais ou índices. Se eventualmente exigem uma pesquisa suplementar por parte do leitor, elas abrem o diálogo entre textos e obras de arte autónomas, que, naturalmente, carregam os seus próprios enredos complexos.

Arte ContemporâneaExposiçãoséculo 20-21

BA10536Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição