Transporte de electricidade : 50 anos / Artur Lourenço

Lisboa: Ren-Rede Eléctrica Nacional,Sa, 2001

187 p.: il. ; 30 cm

972-956660-7-0

"O livro ''Transporte de electricidade - 50 anos'' conta com a colaboração dos engenheiros Artur Lourenço e Óscar Ribeiro e do Prof. José Maria Brandão de Brito para nos oferecer uma imagem global da evolução histórica da rede de transporte de energia eléctrica, construída ao longo de 50 anos no nosso país.
Esta publicação desenvolve-se a partir da análise das raízes, dos protagonistas e das inúmeras iniciativas que contribuíram para criar uma infra-estrutura de transporte de energia eléctrica dos locais onde é produzida para os locais de consumo.
Acompanha ainda as vicissitudes e as conjunturas favoráveis e adversas por que foi passando a configuração da rede de transporte, traçando a sua evolução desde as suas primeiras artérias, com a inauguração da Rede Primária, em 17 de Janeiro de 1951, passando pela sua expansão até ao início do século XXI. É nesta parte da obra que se analisam inúmeros aspectos relacionados com a expansão da rede, nomeadamente os vários níveis de tensão introduzidos ao longo desse período, as soluções tecnológicas encontradas para regular e melhorar a rede, a interligação com a rede espanhola (e por intermédio desta a interligação com a Europa), a criação de organismos para gerir a rede, entre outros mais. É-nos ainda aqui contada a história da empresa que actualmente tem a seu cargo a gestão dessa rede, a REN - Rede Eléctrica Nacional.
A história que esta obra conta completa-se com o recurso a cronologias das instalações da rede e linhas, quadros sobre a evolução das linhas de tensão e da potência geradora instalada para cada período, mapas da rede e fotografias sobre estas matérias."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

SubestaçãoLinha de transporte de energiaRede eléctricaCronologiaHistóriaProdução de energia eléctricaElectricidadeEngenharia electrotécnica

E10728Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição
E11812Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição