Hidrocenel : um olhar sobre os aproveitamentos hidroeléctricos / Vitor Manuel G. Fernandes

Fernandes, Vitor Manuel G.

Seia: HIDROCENEL, 1995

133 p. ; 31 x 23 cm

ISBN:

972-96822-0-8

"Editado pela Hidrocenel, Energia do Centro S.A., em 1995, o livro ''Hidrocenel: um olhar sobre os aproveitamentos hidroeléctricos'' faz uma viagem até aos caudais da Serra da Estrela e da região centro do país ao encontro da obra hidroeléctrica aí realizada.
Ao traçar o percurso da empresa Hidrocenel, que detém e explora um número elevado de centrais produtoras de energia eléctrica que aproveitam os recursos hídricos da Serra da Estrela e da região centro do país, o livro ''Hidrocenel: um olhar sobre os aproveitamentos hidroeléctricos'', publicado em 1995 pela Hidrocenel, Energia do Centro, S.A., inclui textos de Vítor Manuel G. Fernandes que revelam também a evolução histórica do sistema hidroeléctrico dessa região.
Assim, evidenciam-se, nesta obra, as acções levadas a cabo, nos inícios da década de 90 do século XX, para modernizar o conjunto dos centros produtores de energia que integram o sistema electroprodutor da Hidrocenel, S.A.
Descrevem-se, de seguida, os três conjuntos que integram a Hidrocenel: o Sistema Produtor Hidroeléctrico da Serra da Estrela (que incluí as barragens da Lagoa Comprida, do Vale do Rossim e do Lagoacho e os aproveitamentos hidroeléctricos de Sabugueiro, do Desterro, de Ponte de Jugais e de Vila Cova), o Aproveitamento Hidroeléctrico de Santa Luzia e, finalmente, os pequenos aproveitamentos hidroeléctricos (que inclui os aproveitamentos hidroeléctricos de Riba-Côa, Pateiro, Ribafeita, Drizes, Pisões, Figueiral, Rei de Moinhos e Ermida). Encontram-se nesta parte informações sobre a localização de cada barragem e aproveitamento, os momentos mais significativos da sua evolução histórica (construção, extensão, conclusão), o tipo de concessão inicial atribuída para a sua exploração, as barragens e as centrais que aí foram construídas e as suas características principais.
Esta obra oferece uma imagem global da exploração hidroeléctrica dessa região, contendo ilustrações que enriquecem todo o seu conteúdo informativo."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HIDROCENEL - Energia do Centro, S.A. 1994 - 2001 -- SeiaElectricidadeAproveitamento hidroeléctricoBarragemCentral eléctricaCentral hidroeléctrica

E10530Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição