reg_186758_RCB_Walking Distance.jpg

Rui Calçada Bastos. Walking distance / textos João Pinharanda; coord. ed. Nuno Carvalho; design gráfico Vera Velez; trad. Rui Cascais Parada

Pinharanda, João Lima, 1957-Velez, Vera, designCarvalho, Nuno Ferreira de, ed. lit.Parada, Rui Cascais, trad.

EDIÇÃO:

Lisboa: Maat, 2016

16 p. : il.; color. ; 23,5x15 cm

COLECÇÃO:

Cinzeiro 8

978-972-8909-24-6

Catálogo da exposição "Walking distance", de Rui Calçada Bastos, patente na sala Cinzeiro 8, Central Tejo (Lisboa) de 9 de Novembro de 2016 a 17 de Janeiro de 2017
Fundação EDP. Cultura
O segundo volume da série Cinzeiro 8 acompanha a exposição Walking Distance de Rui Calçada Bastos. Segundo João Pinharanda, curador da exposição, este artista «regista o seu percurso no mundo. É um percurso real e não fictício, do qual esta exposição apresentou registos fragmentários. Nas suas viagens, estadas prolongadas ou curtas passagens pelo mundo, ele fotografa e filma objetos abandonados (por inúteis ou esquecidos), pequenas cenas de um quotidiano automatizado, pormenores de construções ou cenários paisagísticos mais abertos, mas sempre em incompletude; e recolhe alguns daqueles elementos banais, conferindo-lhes estatuto de objets trouvés ou recompondo-os segundo as lógicas da instalação. Mas há uma rutura que coloca cada uma das banais imagens que nos oferece noutro nível de compreensão – é a questão autobiográfica. O artista está no centro de todos os trabalhos: o que nos dá a ver é o que o seu olhar subjetivo seleciona e enquadra.»

Arte ContemporâneaFotografiaVídeoExposiçãoCatálogoséculo 20-21

BA10537-03Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição