reg_6497_Mariz Simões_Pioneiros da electricidade em Portugal.jpg

Simões, Ilídio Mariz

Lisboa: EDP. Gabinete de Comunicação, 1997

210 p. ; 30 cm

"Encontramos publicado na colecção Cadernos do Museu de Electricidade um livro que não é mais do que uma recolha de alguns textos escritos para a revista Electricidade pelo Eng.º Ilídio Mariz Simões sobre os primeiros obreiros e empreendimentos ligados à electricidade em Portugal.
Com o título ''Pioneiros da electricidade em Portugal e outros estudos'', este livro contém artigos que reflectem sobre as acções de certas figuras que se preocuparam em levar a energia eléctrica a várias zonas do nosso país. Inclui outros artigos que apresentam os primeiros estudos, projectos e concessões de utilização da força das águas dos nossos rios principais (Cávado, Rabagão, Douro e Tejo), e que descrevem as primeiras instalações de produção e distribuição da energia eléctrica nas cidades de Braga, Vila Real, Guarda e Tomar e nos Açores. Incluí ainda textos onde se transmite os inúmeros intentos que nunca conseguiram ser realizados, mas que não deixaram de desempenhar um importante papel no desenvolvimento deste sector no nosso país."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeMuseu da ElectricidadeHistóriaEstudo