Hidroelectricidade em Portugal : memória e desafio; textos de Carlos Madureira e Victor Baptista

Madureira, CarlosBaptista, Víctor

Lisboa: Ren-Rede Eléctrica Nacional,Sa, 2002

71 p.: il. ; 30 cm

972-95877-1-x

REN - Rede Eléctrica Nacional
"Publicado pela REN - Rede Eléctrica Nacional, S. A., em 2002, o livro ''Hidroelectricidade em Portugal: memória e desafio'' é uma obra que vem falar sobre o passado e o futuro da hidroelectricidade em Portugal.
Os textos de Carlos Madureira e Victor Baptista contam-nos, de forma sistematizada, a história da exploração do potencial energético dos recursos hídricos dos rios em Portugal e, simultaneamente, oferecem-nos uma reflexão sobre as inquietações e os desafios que se têm vindo a colocar no âmbito dos objectivos e das directrizes para a política energética nacional.
Esta publicação recupera a memória da hidroelectricidade desde a última década do século XIX, altura em que é iniciada, de uma forma espontânea, a utilização dos nossos recursos hídricos, até à revalorização da energia hidroeléctrica em inícios do século XXI.
Deste modo, traça-se o seu percurso, referindo-se as condições criadas para impulsionarem a realização dos grandes aproveitamentos das décadas de 50 e 60 do século XX e as inúmeras retomas dos programas hidroeléctricos durante as últimas décadas desse século, bem como os estudos da década de 1990 sobre os aproveitamentos a construir.
A parte final deste livro dedica-se ao futuro da hidroelectricidade nacional, descrevendo o novo programa hidroeléctrico que prevê a expansão do sistema electroprodutor com esta componente e a revalorização dos aproveitamentos hidroeléctricos, especialmente no rio Douro e nos seus afluentes. Em anexo, encontra-se uma síntese do documento de trabalho de Julho de 1985, do Gabinete de Planeamento de Centros Produtores, que regista a metodologia utilizada no desenvolvimento dos estudos realizados com o intuito de expandir a componente hidroeléctrica do sistema electroprodutor no futuro e a análise do Plano de Novos Centros."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HistóriaProdução de energia eléctricaEnergiaEngenhariaElectricidadeEnergia hídricaPlaneamentoBarragem

E10727Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição
E11738Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição