reg_5914_Ferreira Figueira_A Electrificação do Centro de Portugal.jpg

A electrificação do centro de Portugal no século vinte / Jaime Ferreira ; João Figueira

Ferreira, Jaime A. do C.Figueira, João José Monteiro, 1965 -

[Lisboa]: EDP Distribuição - Energia, S.A., 2001

347 p. ; 27 cm

EDIS-Coimbra
"O livro apresenta uma análise do processo de electrificação da região do centro do país, situando-a no quadro nacional da disseminação, expansão e melhoria da rede de produção e distribuição da energia eléctrica que aconteceu ao longo de todo o século XX.
Os autores revelam assim a evolução deste processo, os agentes que o estimularam e impulsionaram e as implicações que ele teve nos contextos económico e social dessa região durante esse período.
Esta abordagem recua até às raízes e às etapas principais duma aventura que, através das iniciativas isoladas de pessoas e empresas privadas, das acções municipais e de uma intervenção do Estado mais sistemática a partir dos anos 40 e 50 do século XX e quase exclusiva a partir de 1975, estendeu a rede eléctrica a todas as regiões do nosso país. Lança um olhar analítico sobre o percurso das primeiras companhias eléctricas que estiveram na base do desenvolvimento deste fenómeno na zona centro, seguindo-lhes a sua evolução, os seus sucessos, os seus problemas, as suas resoluções e os seus términos e sobre as medidas políticas e as leis que organizaram, regularam e, principalmente, desenvolveram todo este esforço electrificador.
Pelo recurso a um conjunto variado de fontes documentais, esta obra oferece uma perspectiva e um conhecimento sobre o mesmo e constituí-se no primeiro estudo realizado sobre o processo de electrificação nacional.
Através da sua leitura fica claro a importância que a energia eléctrica teve e continua a ter no desenvolvimento, progresso, bem-estar e comodidade de um país e das suas gentes. Além disso, percebe-se que este setor continua e continuará a enfrentar desafios, a valorizar não só a diversidade e acolher a mudança, mas também a equacionar problemas e participar, conscientemente, na procura de soluções alternativas. "
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeElectrificaçãoHistória