Castelo do Bode

Lisboa: HEZ, 1955

desdobrável : il. ; 24 cm

Laginha Serafim; DOEH
A barragem é uma abóbada espessa, de betão, com 115 m de altura e 402 m de desenvolvimento no coroamento, criando uma bacia com a área de 3.850 Km2.

Os materiais inertes utilizados no fabrico do betão foram extraídos de cascalheiras existentes no leito do Rio Zêzere, 3 km a jusante do Castelo do Bode. Montou-se 6 escavadoras, sobre cabos, de 1,2 m3 de capacidade, com um rendimento de 50 ton/hora.

O cimento foi transportado por via ferroviária até Santa Cita, em contentores de 400 kg, e daqui em camiões até ao local da obra.

A central, do tipo pé de barragem e de um único pavimento ao nível das turbinas, é equipada com três grupos turbina-alternador.

A sala das máquinas está equipada com uma ponte rolante de 260 toneladas.

HEZ - Empresa Hidroeléctrica do ZêzereElectricidadeProdução de energia eléctricaEnergia hídricaCentral hidroeléctricaBarragemCastelo do Bode

1955

E11596Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição