reg_429_salamonde_canicada.jpg

Salamonde. Caniçada : 50 anos ao serviço da hidroelectricidade e do país / EDP-Energias de Portugal

EDP-Energias de Portugal

[Porto]: EDP Produção. GCM-Gabinete de Comunicação, 2006

117 p. : il. ; 34 cm

Contém cronologia e fotografias da construção das centrais de Salamonde e da Caniçada
"Procurando preservar e divulgar os mais de 50 anos do caminho percorrido pela hidroelectricidade em Portugal, o Gabinete de Comunicação da EDP Produção editou, em 2006, três livros entre os quais se encontra o seguinte: ''Salamonde e Caniçada: 50 anos ao serviço da hidroelectricidade e do país''.
Este livro procura evidenciar e reconstituir os vários momentos da construção dos dois grandes aproveitamentos hidroeléctricos realizados, na década de 50 do século XX, no rio Cávado através de um conjunto de documentos que incluí fotografias, obtidas durante esse período, mapas de localização, plantas, esquemas e artigos de jornais sobre esses empreendimentos e ainda um pequeno depoimento de uma pessoa que trabalhou na obra do túnel de fuga do escalão da Caniçada, em 1952.
Assim se sintetiza, neste livro, a existência e as principais características dos aproveitamentos hidroeléctricos de Salamonde e Caniçada, onde também se pode encontrar, sucintamente, a referência às linhas orientadoras e às medidas políticas levadas a cabo para desenvolver o sector eléctrico português por meio da construção de empreendimentos destinados a explorarem os recursos energéticos dos nossos rios. Documenta ainda, as inúmeras fases de construção desses dois escalões construídos no rio Cávado, desde os estudos prévios, os projectos, os inícios das obras de apoio, passando pelos trabalhos de desvio das águas do rio e construção das duas barragens, centrais e subestações.
Esta publicação testemunha, deste modo, a história de duas barragens portuguesas que continuam a desempenhar o seu papel de centros produtores de electricidade."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

E11195Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição