reg_154_Madureira_História da energia.jpg

ISBN:

972-24-1417-8

Existe cópia do livro em CDROM c/ a cota CD 10117
"O livro ''A história da energia. Portugal 1890-1980'' constitui-se num trabalho que nos oferece uma visão sobre a sociedade que emergiu do impacto das novas utilizações da energia em Portugal, ao longo de um período entre 1890 e 1980, na vida económica, cultural, política e científica.
Esta visão é traçada ao longo de sete artigos, aqui reunidos sob orientação do professor Nuno Luís Madureira. Assim, os investigadores Sofia Teives, Diego Bussula, Fernando Faria, Luís Cruz, Ana Paula Silva, Bruno Cordeiro, Ana Cardoso Matos e Gonçalo Rocha Gonçalves debruçam-se sobre o desenvolvimento global do sector energético em Portugal a partir da segunda metade do século XIX e lançam um olhar, não só às alterações nos padrões de vida social que as aplicações particulares da energia criaram, mas também à persistência das tradicionais utilizações da energia no nosso país.
Podemos então encontrar, ao longo deste livro, uma análise das várias fases do desenvolvimento do país no sector energético, situando-a num quadro comparativo em termos internacionais.
Revelam-se também nesta obra alguns aspectos importantes para a compreensão desta nova “sociedade da iluminação artificial, das telecomunicações, da reprodução de sons por máquinas, de utensílios que automatizam tarefas domésticas, da cultura de entretenimento produzida para populações inteiras, dos transportes rápidos, da indústria pesada e da divulgação da ciência do ponto de vista do utilizador” que emergiu, como por exemplo, as políticas e acções do Estado para o sector eléctrico, as diversas aplicações e a criação de redes que a energia permitiu, a estrutura e as alterações dos padrões de consumo de energia e as novas formas de comunicação criadas pela utilização da energia eléctrica."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HistóriaEnergiaElectricidadeIndústriaConsumoIluminaçãoPortugal