Esboço histórico da electrificação dos Açores / Luiz Augusto Teixeira de Simas

Simas, Luís Augusto Teixeira de

Ponta Delgada: Empresa de Electricidade dos Açores, E.P., 1990

530 p. : il. ; 21 cm

Inclui percurso cronológico das concessionárias de energia eléctrica nos Açores
"O livro ''Esboço histórico da electrificação dos Açores'', da autoria de Luiz Augusto Teixeira de Simas em colaboração com Luís Miguel Rodrigues Martins, publicado em 1990 pela Empresa da Electricidade dos Açores, E. P., faz um resumo sobre o modo como o arquipélago dos Açores foi electrificado.
Nesta obra segue-se o percurso da Empresa de Electricidade dos Açores, E. P., desde a sua constituição nos inícios da década de 1980 até à sua acção na programação da exploração do sector eléctrico dos Açores. Recua-se depois aos inícios da introdução da energia eléctrica em cada uma das nove ilhas que compõem este arquipélago, evidenciando-se os seus pioneiros, as diversas empresas privadas, municipais e públicas criadas para desenvolver o sector eléctrico, as inúmeras centrais construídas e a constituição das redes de distribuição e transporte de energia.
Por fim, encontra-se um capítulo dedicado à análise das linhas gerais do projecto geotérmico, que defende a utilização de um recurso natural do arquipélago, a energia geotérmica, para a produção de electricidade."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeHistóriaElectrificaçãoAçores