A iluminação pública em Lisboa e a problemática da história das técnicas / Bruno Cordovil da Silva Cordeiro

Cordeiro, Bruno Cordovil da

"Esta dissertação procura fazer a história dos usos das tecnologias de iluminação artificial que existiram em Portugal desde o século XIX. Neste sentido, Bruno Cordeiro analisa a variedade dos sistemas de iluminação, estabelecendo o seu ciclo de vida, a sua hierarquia de uso e construindo uma geografia das suas utilizações nos espaços urbanos e rurais do nosso país. Observa ainda, ao pormenor, as características da iluminação das ruas e outras vias da cidade de Lisboa e seus arredores, para situar e descobrir as permanências, sobrevivências, substituições e coexistências dos sistemas utilizados na iluminação pública em todo o nosso território, concluindo então que existiram, desde o século XIX, várias fontes de energia utilizadas na iluminação pública de Portugal, começando a afirmar-se o domínio quase exclusivo de um único tipo de iluminação, a eléctrica, a partir dos anos 30 do século XX."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeIluminação públicaIluminação artificialAplicação da energiaPetróleoAzeiteEnergia eléctricaGásÓleoConsumo de energiaPortugalLisboa

TESE:

Tese de mestrado em Ciências Sociais apresentada na Universidade de Lisboa em 2006, tendo como orientadores os prof. Doutores Nuno Luís Madureira e José Manuel Sobral.

E11566- RCentro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição