capa livro gas.png

As imagens do gás : as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade e a produção e distribuição de gás em Lisboa / Ana Cardoso de Matos, e outros

Matos, Ana Maria Cardoso de, co-autorFaria, Fernando Manuel, co-autorCruz, Luís Filipe Pinto da, 1957-, co-autorRODRIGUES, Paulo Simões, co-autor

Lisboa: Fundação EDP, 2005

254 p. : il ; 30 cm

972-99898-X

"Publicado em 2005, o livro ''As imagens do gás: as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade e a produção e distribuição de gás em Lisboa" traça a história do sector do gás até à década de 70 do século XX na cidade de Lisboa, atribuindo uma especial atenção ao estudo de uma das mais importantes empresas que exploraram a produção e a distribuição do gás em Portugal na primeira metade do século XX,as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade.
Os autores aventuraram-se pelos territórios pouco explorados da história da indústria do gás em Portugal, incidindo a sua abordagem no estudo do passado do sector do gás na cidade de Lisboa, sítio onde se aplica, pela primeira vez, em meados do século XIX, o gás à iluminação pública.
Este estudo recua até ao aparecimento das primeiras empresas que exploraram a produção e a distribuição do gás na cidade de Lisboa, para mostrar como se construiu a rede de distribuição, como se modernizou os processos de produção e como se diversificou a utilização dessa fonte de energia. Apresenta, deste modo, uma análise sobre o funcionamento dessas empresas, os serviços que desenvolveram, as relações que mantiveram com outras entidades, as dificuldades e as tentativas para resolver os problemas com os quais se depararam no decorrer da sua existência.
Os autores recorreram a diversas fontes documentais para analisar as segunintes empresas e fábricas que exploraram, desde os finais da segunda metade do século XIX, o sector do gás em Lisboa: a Companhia Lisbonense de Iluminação a Gás, a Companhia de Gás de Lisboa, as fábricas de produção de gás de Belém e a da Matinha, as Companhias Reunidas Gás e Electricidade (CRGE) e a Sociedade Portuguesa de
Salienta-se que os autores dedicam especial atenção à análise das CRGE dedicam, reconstituindo a sua história enquanto empresa que, desde a sua constituição formal (em 1891), até ao fim da sua produção de gás, assumiu um papel essencial no desenvolvimento deste sector, criando condições para manter o consumo do gás quando, na década de 50 do século XX, a utilização da energia eléctrica começa a ser preferida.
Neste âmbito, os autores abordam também a actividade desenvolvida pelas CRGE para publicitar e consolidar a estrutura dos consumos de gás assente a nível das suas aplicações domésticas. Apresentam, assim, alguns dos anúncios, desenhos, montras, exposições, concursos, ofertas e cartazes que foram criados e utilizados, desde 1925, como instrumentos e campanhas de divulgação e comunicação na promoção do consumo doméstico do gás por esta empresa.
Esta obra traça o caminho percorrido pelo sector do gás até 1974 na cidade de Lisboa,analisando ainda as actividades de marketing desenvolvidas para difundir as aplicações do gás em Portugal, cujo conteúdo informativo é enriquecido com a apresentação de uma colecção de cartazes publicitários relativos ao gás no final do livro."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

EDIÇÃO EM SUPORTE DIFERENTE:

As imagens do gás : as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade e a produção e distribuição de gás em Lisboa / Matos, Ana Maria Cardoso de. - Lisboa, 2005. - 1 Cd Rom

CRGE-Companhias Reunidas Gás e Electricidade. 1891-1976 -- LisboaHistóriaGásProdução de gásDistribuição de gásLisboa

GH10273Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição