reg_186403_Eduardo Batarda-1.jpg

Eduardo Batarda. Misquoteros : a selection of t-shirt fronts / textos Ana Anacleto... [et al.]

Batarda, Eduardo, 1943-Anacleto, Ana, 1975-Fernandes, João, (text.)

Lisboa: Fundação EDP, 2016

175 p., il. ; 28 cm

978-972-95967-9-7

Catálogo da exposição "Eduardo Batarda. Misquoteros - a selection of t-shirt fronts", patente na sala central 2 do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, de 9 de novembro de 2016 a 13 de fevereiro de 2017.
Catálogo publicado por ocasião da exposição «Eduardo Batarda. Misquoteros — A Selection of T-Shirt Fronts», realizada no MAAT — Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, com curadoria de Ana Anacleto e João Fernandes, de 9 de Novembro de 2016 a 13 de Fevereiro de 2017. Misquoteros – A Selection of T-Shirt Fronts é um conjunto de trinta pinturas, realizado por Eduardo Batarda entre 2015 e 2016, integralmente reproduzido neste catálogo que a Fundação EDP (em parceria com a editora Documenta) publica por ocasião da exposição apresentada no MAAT. Sobre estes quadros distribuem-se 646 frases em língua inglesa, segundo o pintor «essencialmente obtidas por colagem de textos, muitas vezes com recurso ao acaso. Trata-se de uma espécie de longo cadavre exquis individual, que praticamente não inclui outros elementos figurados. Quase todas as frases são inspiradas em, ou construídas a partir de expressões correntes, lugares-comuns, ideias feitas e banalidades. Algumas referem especificamente as afirmações tantas vezes ouvidas ou publicadas, sobre as supostas virtudes da maturidade, ou, muitas vezes mais, relativas à degeneração que vem com a idade avançada». Para além da transcrição das 646 frases e de um «texto técnico» do próprio Eduardo Batarda, o livro inclui ensaios de Ana Anacleto e João Fernandes, curadores da exposição.

Arte ContemporâneaExposiçãoPinturaséculo 21Catálogo

BA10513Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição