Caniçada : Inauguração de Caniçada / HICA

Hidroeléctrica do Cávado S.A.R.L.

1 vol. pag. var. ; 19 cm

Ferreira Dias
A barragem foi construída em betão, por aduelas independentes de 14,006 metros separadas por juntas de contracção.

A betonagem foi iniciada em Agosto de 1953 e terminou em Agosto de 1954 e deu lugar à aplicação de 90.000 metros cúbicos de betão.

A central subterrânea está instalada numa caverna escavada em granito, com cerca de 30 metros der altura, 40 metros de comprimento e 18 metros de largura, estando equipada com uma ponte rolante de 110 toneladas de carga.

As águas turbinadas são restituídas ao rio através de um túnel, totalmente escavado em granito, com 7.500 metros de comprimento e uma secção-tipo de 6,80 metros de altura e 6,80 metros de largura máxima.

Para o restabelecimento de comunicações foram construídos 12 km de caminhos e 4 km de variantes a Estradas Nacionais em que se integram duas pontes, com mais de 200 m. cada, sobre os rios Cavado e Caldo.

Foram também construídos um bairro para o pessoal (18 moradias e uma pousada) e 40 moradias para realojamento dos habitantes que, como inquilinos, foram desalojados das povoações Vilar da Veiga e Rio Caldo, parcialmente submersas.

E999Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição