Rita Medina_Intervir com uma pré-existencia - a memória Preservada na Central Tejo_2012.pdf

Intervir com uma pré-existência : a memória preservada na Central Tejo (leitura e projecto) / Rita Vaz Conceição Silva Medina

Medina, Rita Vaz Conceição Silva

1 CD Rom

Comentários à obra: Autor - Fátima Mendes; Data - 18 de Janeiro de 2013
Erros e imprecisões detectados:
1 - "E embora a descoberta da electricidade tivesse sido feita muito antes, só em 1879 Thomas Edison conseguiu inventar a primeira lâmpada eléctrica alimentada a carvão" (pg.14)
Não existem lâmpadas alimentadas a carvão, mas sim lâmpadas eléctricas de filamento de carvão, elemento descoberto por Thomas Edison. Por outro lado, a presença do carvão na indústria eléctrica existe nas centrais termoeléctricas que utilizam este combustível como energia primária.
2 - "... período, de 1938 a 195147 que correspondeu às instalações de alta pressão, e ao edifício de maior destaque, a Sala das Caldeiras.
(pg.18)
A denominação correcta para este conjunto edificado é Edifício das Caldeiras de Alta Pressão e não Sala das Caldeiras, cujo período constructivo teve duas fases: 1939-41 (caldeiras 12, 13 e 14) e 1951 (caldeira 15).
3 - "Em 1975, com a nacionalização do sector eléctrico português, as várias empresas de produção e transporte de electricidade fundiram-se numa única, a CPE, Companhia Portuguesa de Electricidade, que em 1976 deu origem à EDP, Electricidade de Portugal, uma empresa Pública" (pg.23)
A CPE - Companhia Portuguesa de Electricidade, é constituída em 3 de Dezembro de 1969, resultando da fusão de 5 empresas:
CNE - Companhia Nacional de Electricidade;
HICA - Empresa Hidroeléctrica do Cávado:
HEZ - Empresa Hidroeléctrica do Zêzere;
HED - Empresa Hidroeléctrica do Douro;
ETP - Empresa Termoeléctrica Portuguesa.
Quanto à EDP - Electricidade de Portugal, a sua constituição, em 30 de Junho de 1976 resulta da fusão das empresas de produção, transporte e distribuição de electricidade nacionalizadas pelo decreto-lei nº 205-G/75:
AES - Aliança Eléctrica do Sul;
CEAL -Companhia Eléctrica do Alentejo e Algarve;
CEB -Companhia Eléctrica das Beiras;
CHENOP - Companhia Hidroeléctrica do Norte de Portugal;
CRGE - Companhias Reunidas Gás e Electricidade;
CPE - Companhia Portuguesa de Electricidade;
ED - Eléctrica Duriense;
EHEC - Empresa Hidroeléctrica do Coura;
EHESE - Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela;
HEAA - Hidroeléctrica do Alto Alentejo;
HEP - Hidroeléctrica Portuguesa;
SEOL - Sociedade Eléctrica do Oeste;
UEP - União Eléctrica Portuguesa.
4 - "A Central Tejo I contou já com a intervenção da fábrica belga SOFINA, continuando com o engenheiro Fernand Touzet…" (pg 30)
A Central Tejo I, aberta à exploração em 1909, não teve a intervenção da SOFINA, que só entra no capital das CRGE em 1914. A SOFINA não é uma fábrica mas sim uma empresa belga financeira.
Fernand Touzet foi o autor e construtor do projecto de arquitectura da Central Tejo I, conjuntamente com Charles Vieillard.
Rita Medina

Central TejoMuseu da ElectricidadeArquitectura industrialReabilitaçãoMemóriaPatrimónio

NOTAS DISSERTAÇÃO TESE:

Projecto para obtenção do Grau de Mestre em Arquitectura, sob orientação de António Pedro Pacheco e Pedro Marques Abreu. Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Maio de 2012

Cd10217Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição