A produção termica na futura rede electrica nacional.pdf

A produção térmica na futura rede eléctrica nacional / José do Nascimento Ferreira Dias Júnior

Dias Júnior, José Nascimento Ferreira, 1900-1966

Porto: [s.n.], 1948

31 p. ; 22 cm.

Tese apresentada ao 2º Congresso Nacional de Engenharia
2 exempl.
Biblioteca Ferreira Dias
A produção térmica na futura rede eléctrica nacional é o tema da Comunicação apresentada pelo Professor José Nascimento Ferreira Dias Júnior ao 2º Congresso Nacional de Engenharia realizado em Março de 1948.

Por esta altura estavam já definidos os princípios fundamentais da electrificação do país, consignados em 1944 pela lei nº 2002 que apontavam os recursos hídricos nacionais como matéria prima preferencial na produção de electricidade e estavam em plena construção os primeiros grandes aproveitamentos hidroeléctricos – Castelo do Bode e Vila Nova. Porém, a grande estiagem que assolou Portugal e a Europa nos anos de 1943-45 vem levantar algumas dúvidas sobre aquelas orientações.

A partir da análise da situação de vários países europeus, designadamente dos seus sistemas electroprodutores, regimes hidrológicos, potências instaladas demonstra, por comparação com os 2 países cujos regimes hidrológicos mais se assemelham ao nosso – Espanha e Itália – como as orientações da Lei 2002 são as mais correctas e reforça a ideia do papel de apoio à rede eléctrica reservado às centrais térmicas, nomeadamente as já existentes, defendendo que a urgência de construção de novas unidades não se faria sentir senão no final dos anos 50.

por Fátima Mendes

CongressoConferênciaElectricidadeRede eléctricaProdução de energia eléctrica

CS71Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição