reg_2028_Primeiros grandes aproveitamentos.jpg

Os primeiros grandes aproveitamentos hidroeléctricos : Castelo do Bode e Venda Nova / Coord. Isabel Pinho; texto de Marques Seabra

Pinho, Isabel, ed. lit.Seabra, Marques, colab.

Lisboa: EDP- Electricidade de Portugal, S. A., 2001

195 p. : il. ; 34 cm

"O livro ''Os primeiros grandes aproveitamentos hidroeléctricos Castelo do Bode e Venda Nova'', publicado em 2001, dá a conhecer as grandiosas realizações no domínio da hidroelectricidade em Portugal.
Sob a coordenação de Isabel Pinho e com textos de Marques Seabra, esta obra revela-nos o impulso dado, a partir da década de 40 do século XX, ao sector eléctrico nacional, para reconstituir o período inicial do aproveitamento do potencial energético dos nossos rios para a produção de electricidade.
Mostra-nos, assim, os primeiros empreendimentos hidroeléctricos a serem realizados no âmbito de uma política nacional efectiva para a electrificação do país, que recorreu à energia hídrica para produzir electricidade e que, com a entrada em serviço das centrais que se lhes encontram associadas, fizeram aparecer as primeiras linhas de uma nova rede de transporte de energia eléctrica e interligações: Castelo do Bode e Venda Nova.
Este livro reúne um conjunto de fotografias, obtidas no período de construção desses dois grandes aproveitamentos, e textos que nos apresentam o modo como foram projectadas e realizadas as construções desses empreendimentos. No final, encontramos uma ficha técnica que refere os momentos mais significativos e as características principais de cada um deles."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HICA - Empresa Hidroeléctrica do Cávado -- Porto -- 1945-1976HEZ - Empresa Hidroeléctrica do ZêzereElectricidadeProdução de energia eléctricaAproveitamento hidroeléctricoAproveitamento hidroeléctrico de Castelo do BodeCentral hidroeléctrica de Vila NovaBarragem de Venda NovaFotografiaCastelo do BodeVenda Nova, Montalegre (Portugal)

E11370Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição