Picote, Miranda, Bemposta : aproveitamentos hidroeléctricos do Douro Internacional / Isabel Pinho (coord.)

Pinho, Isabel, ed. lit.EDP Produção. Gabinete de Comunicação

Lisboa: EDP, 1999

110 il.

OFERTA
"O livro ''Picote, Miranda, Bemposta: aproveitamentos hidroeléctricos do Douro Internacional'', publicado em 1999, vem dar a conhecer as realizações no domínio da engenharia da hidroelectricidade em Portugal a partir dos meados de 1950.
Este livro conta-nos um pouco a história do aproveitamento do potencial energético do rio Douro e dos seus afluentes e, por meio da apresentação de um conjunto de fotografias, obtidas no período de construção das três grandes obras hidroeléctricas no troço internacional desse rio, pretende salientar o esforço e a dedicação que foi necessário desenvolver para levar a cabo a sua realização.
Contém textos sucintos que nos apresentam o modo como foram projectadas as construções dos três escalões do Douro Internacional – Picote, Miranda e Bemposta -,os trabalhos realizados e as dificuldades sentidas ao longo de cada construção e as características principais das barragens, centrais e subestações construídas.
Folheando as suas páginas somos confrontados com a grandiosidade e dificuldade dos trabalhos de construção, bem como com a importância desses marcos do desenvolvimento do sector energético a partir do recurso aos nossos rios nas décadas de 50 e 60 do século XX."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

FotografiaElectricidadeAproveitamento hidroeléctricoBarragemPicoteMirandaBemposta

Data:

1999