GRUPO GERADOR DE ENERGIA ELÉCTRICA

BELLIS & MORCONGENERAL ELECTRIC CO.LTD.

SIDUL- Central Eléctrica da Fábrica da Sidul - Alcântara
Museu

OUTRAS OBRAS RELACIONADAS:

QUADRO DE COMANDO

ACERVO:

Museu da Eletricidade

COLECÇÃO:

Máquinas Rotativas

Características Técnicas:

Máquina a vapor alternativa de dupla expansão ou “compound”, com dois cilindros verticais de duplo efeito. A potência era de 500 CV e rodava a 375 rpm. Alternador trifásico de 437,5 KVA de potência eléctrica, tensão nominal de 380 V CA trifásica Excitatriz ou Dínamo gerava a corrente contínua a 113 V com a intensidade de 100 Amp.

DESCRIÇÃO:

Máquina a vapor (Bellis & Morcon): dois cilindros verticais de duplo efeito, o de AP com o diâmetro de 482.6 mm e o de BP com o diâmetro de 685.8 mm Alternador e Excitatriz (General Electric Cº) Regulador de velocidade

FUNÇÃO:

Entre a máquina a vapor e o alternador está montado um “volante cinético” necessário à regularização do binário motor e que era igualmente utilizado para fazer o “ponto de arranque” da máquina. O vapor era produzido numa caldeira que fornecia vapor à máquina à pressão de 10 kg/cm².

HISTÓRIA PEÇA:

Peça da década de 1920. O grupo foi instalado em 1925 na antiga refinaria do açúcar da SIDUL (Sociedade Industrial Ultramarina) em Alcântara, Lisboa e depois de desactivado, foi oferecido ao Museu de Electricidade em 1985. Desmontagem em 1986. Recondicionamento: Central de Alto Mira em 1987. Equipa de montagem: Central do Carregado.

ORIGEM FABRICO:

Inglaterra