Paradela : Sistema Cávado - Rabagão / HICA

Hidroeléctrica do Cávado S.A.R.L.

1 desdobrável ; 22 x 12 cm

Ferreira Dias
A barragem de enrocamento a granel com cortina de betão armado sobre o paramento de montante, com os seus 112 metros de altura era, no seu tipo, a mais alta do mundo.

Na sua construção houve que arrancar e transportar 7 milhões de toneladas de rocha.

Para arranque dessa rocha executou-se mais de 100 hm. De furos de grande diâmetro e 350 km. de furos de pequeno diâmetro, consumindo-se 600.000 quilos de explosivos e 500 km. de rastilho.
No seu transporte foram percorridos mais de 3 milhões de km. com um consumo de mais de 6 milhões de litros de gasóleo.

HICA - Empresa Hidroeléctrica do Cávado -- Porto -- 1945-1976Aproveitamento hidroeléctrico da ParadelaRio CávadoAproveitamento hidroeléctrico do Alto RabagãoBarragem de Venda Nova

E1001Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição