grada_kilomba_o_barco_the_boat_brochura_pt.jpg

O barco/The boat: Grada Kilomba [folha de sala] / Fundação EDP/MAAT; textos Cristina Roldão , Grada Kilomba; design gráfico Lisa Moura , Beatriz Severes ; trad. e rev. Susana Pomba , Henry Broome

Roldão, Cristina, 1980-Kilomba, Grada, 1968-Moura, Lisa, designSeveres, Beatriz, designPomba, Susana, trad.Broome, Henry, trad.Fundação EDP. MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

1 brochura : il., color. ; 29,5 x 17 cm

Folha de sala publicada no âmbito da exposição de Grada Kilomba "O Barco/The Boat", com comissão e produção da BoCA – Bienal de Arte Contemporânea, patente no MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Lisboa), de 03 de setembro de 2021 a 17 de outubro de 2021.
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
"O Barco/The Boat" é uma instalação da artista Grada Kilomba, composta por 140 blocos, que formam a silhueta do fundo de uma nau e desenham minuciosamente o espaço criado para acomodar os corpos de milhões de africanos, escravizados pelos impérios europeus. Esta primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba, que se estende junto ao Tejo por 32 metros de comprimento, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, recordando histórias e identidades esquecidas.Grada Kilomba inaugura esta obra com uma performance, em três atos, na qual várias gerações das comunidades afrodescendentes são as intérpretes centrais; tendo a produção musical de Kalaf Epalanga, O Barco/The Boat torna-se um lugar de reconhecimento, um jardim de memória e contemplação do futuro.

Exposição artísticaArte ContemporâneaInstalação (Arte)Performance

BA10754-27Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição