Access to energy : A2E Mission / Fundação EDP

1 desdobrável ; 17 x 24 cm

Desdobrável do "Acesso à Energia | Missão da Fundação EDP"

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Energia e desenvolvimento são fatores indissociáveis. De todas as formas de exclusão, a elétrica é uma das mais significativas. Aproximadamente 1,4 mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade e cerca de 3 mil milhões de pessoas dependem de combustíveis fósseis, como fonte primária de energia.
O acesso à energia é vital para o desenvolvimento social, prosperidade económica, sustentabilidade ambiental e para o alcançar dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos pela Organização das Nações Unidas.
Pela sua vocação de abertura ao mundo, o Grupo EDP está empenhado em promover o Acesso à Energia (A2E – acrónimo de access to energy) nos países em desenvolvimento, concentrando-se em regiões sem ligação à rede elétrica, contribuindo para quebrar o seu ciclo de pobreza.
O papel da Fundação EDP passa por desenvolver uma perspectiva integrada, desde o financiamento inicial à preocupação com a auto-sustentação futura das soluções implementadas. Os impactos reais muito positivos, observados nas vidas das pessoas e comunidades em que já foram desenvolvidos projetos, motivam a Fundação a querer ir mais longe.
A Fundação EDP aliou-se ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para levar energia renovável e soluções ambientais sustentáveis ao campo de refugiados de Kakuma, que, por estar numa zona remota, não é servido pela rede nacional de eletricidade.Kakuma é a palavra suaíli para "lugar nenhum", fazendo jus ao isolamento da área. O Campo de Kakuma, no Quénia, existe desde 1992 e serve mais de 70.000 refugiados que fugiram de guerras nos países vizinhos.
É um projeto inédito à escala mundial, que foi apresentado na 5.ª conferência anual da Clinton Global Initiative (CGI), em Nova Iorque, em setembro de 2009. Uma ideia simples que revoluciona a vida de milhares de pessoas e que nos faz querer chegar ainda mais longe e a mais beneficiários.
Atualmente, depois do sucesso do projeto-piloto Kakuma, temos mais dois projetos Acesso à Energia em curso:
-Guiné-Bissau: Extensão Luz Bin;
-Angola: Aldeia Solar de Cabiri.

EnergiaDesenvolvimento sustentávelEnergia renovável

BA10585-33Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição