TOUZ0605.jpg

Coleção Touzet [TOUZ 0605]

Inicialmente destinado a albergar armazéns e laboratórios, bem como a servir de residência do engenheiro chefe da Central Tejo I, o edifício anexo constitui o vestígio mais antigo do atual conjunto edificado da Central Tejo. Construído pela empresa Vieillard & Touzet, viria a ser parcialmente demolido em 1928, no contexto dos trabalhos de ampliação da Sala das Caldeiras de Baixa Pressão e da Sala das Máquinas da Central Tejo II, tendo servido a parte preservada como instalações de apoio à atividade da Central. Após a sua utilização nas décadas de 1980 e 1990 como escritório do Centro de Formação Central Tejo da EDP, o edifício seria depois integrado no Museu da Electricidade em 1994 como receção e sala de reuniões, altura em que passou a ser conhecido pelo nome de Edifício VIP.
Herdeiros de Fernand Touzet

OUTRAS OBRAS RELACIONADAS:

Edifício VIP: traços da sua memória / MAIO, Ivone

CRGE-Companhias Reunidas Gás e Electricidade. 1891-1976 -- LisboaCentral Tejo IEdifício VIP (Central Tejo)Central da Junqueira

DATA:

Finais da década de 1910

Legenda:

[Edifício anexo à Central Tejo I visto do lado poente]

Reservados/TOUZ-B0336Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição