Memórias do despacho da Rede Eléctrica Nacional : 1951-1996 / J. André Ferreira

Ferreira, J. AndréMachado, Jorge M.B.Mend.

Lisboa: Ren - Gabinete de Comunicação, 1997

199 p. ; 30 cm

"No livro ''Memórias do Despacho da Rede Eléctrica Nacional (1951-1996)'', os autores J. André Ferreira e Jorge M. B. Mendonça Machado procuram evidenciar como era feita a condução da rede de produção, transporte, distribuição e interligação de energia eléctrica nacional.
Ao longo desta obra, os autores recordam como era feita a regulação dos sistemas eléctricos, desde 1951 (altura em que foi criado o Repartidor Nacional de Cargas para explorar de um modo conjugado eficiente e ordenadamente o parque produtor) até aos finais da década de 1970, comentando a importância da actuação da função de despacho, exercida a tempo inteiro a partir do segundo semestre de 1958, para controlar as situações difíceis por que passou a rede e os principais incidentes que nela ocorreram. Recorrem ainda à informação registada nos Livros de Comunicação Telefónicas e nos Livros ou Folhas de Turno que os agentes do despacho foram preenchendo ao longo dos tempos para, deste modo, apresentarem pessoas, factos e problemas que foram vividos pelos intervenientes na condução centralizada da rede eléctrica nacional.
Esta publicação é um contributo para o conhecimento da importância da função de despacho e da vulnerabilidade dos sistemas eléctricos."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

DespachoElectricidadeRede eléctricaDespacho nacionalHistóriaTransporte de energiaSistema de controloTransporte de energia eléctrica

E10091Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição