reg_6448_Mariano_História da electricidade.jpg

ISBN:

972-95967-0-0

Oferta
"Publicado em 1993, o livro ''História da Electricidade'', da autoria de Mário Mariano apresenta um estudo sobre a história da electricidade em Portugal.
O livro ''História da Electricidade'', da autoria do engenheiro electrotécnico Mário Mariano, oferece-nos um encontro inicial com as raízes da electrificação em Portugal, (tema esse que foi desenvolvido em estudos posteriores), e inicia a investigação que começa a descobrir e a contar a história de uma central eléctrica de serviço público que inventou, em meados do século XX, uma nova cidade e se transformou, na década de 90 do mesmo século, no Museu da Electricidade da EDP (inaugurado em Maio de 1990).
O autor dá-nos ainda uma perspectiva, simultaneamente vasta e concisa, dos progressos científicos e tecnológicos mais relevantes que estiveram na origem da evolução do consumo da energia eléctrica, despertando-nos também para um nova cultura que a utilização da electricidade veio criar ao alterar os padrões tradicionais de vida das sociedades.
Convida-nos, no final, a reflectir sobre as inquietações e os desafios que a evolução da electricidade tem colocado à sociedade pelo seu profundo impacto no meio ambiente natural e pela procura de novas alternativas para a sua produção e utilização.
Na sua globalidade, esta obra revela-nos a importância da electricidade como um fenómeno que, como o heterónimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, elogiou ama tudo, anima tudo, empresta humanidade a tudo, aos homens e às pedras, às almas e às máquinas."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

Central eléctricaEDPFonte de energiaElectrificaçãoEquipamentoHistóriaElectricidadeIluminação

1993

E10495Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição