reg_615_A. Matos et al_A Electricidade em Portugal.jpg

A electricidade em Portugal : dos primórdios à 2ª Guerra Mundial / Ana Cardoso Matos... [et al.]

Matos, Ana Maria Cardoso de, co-autorFaria, Fernando Manuel, co-autorCruz, Luís Filipe Pinto da, 1957-, co-autorMendes, Maria de Fátima Calheiros, co-autor

Lisboa: Museu de Electricidade, 2004

440 p : il.

ISBN:

972-8909-00-4

Museu da Electricidade
"Encontramos na ''A electricidade em Portugal: dos primórdios à 2ª Guerra Mundial'', um livro onde os seus autores reflectem sobre a história da electricidade em Portugal, abrindo as portas ao desenvolvimento de outros estudos complementares.
Assim, ao longo das suas páginas, ilustradas com importantes documentos da época, esta obra revela-nos como se deu a introdução da electricidade em Portugal no século XIX, mostrando claramente a forma como o nosso país acompanhou os desenvolvimentos científicos e tecnológicos associados à energia eléctrica, as tentativas para diversificar as aplicações desta fonte de energia (desde a sua utilização na iluminação, alcançando outras áreas como a medicina e a indústria) e as dificuldades com que se debateram a produção e a generalização das aplicações nos seus meios.
Recua-se até à criação das primeiras empresas de electricidade a partir da década de 1880, seguindo-se-lhes os seus percursos e desenvolvimentos.
O caminho traçado neste estudo desvenda-nos ainda as significativas alterações que se deram no sector eléctrico entre o período das duas grandes guerras mundiais, altura em que se assistiu a um crescente interesse pelo desenvolvimento deste sector no nosso país. Neste contexto, os autores dedicam-se à reflexão sobre o modo como se consolidou a indústria eléctrica, articulando-a com a constituição de empresas de dimensão regional (como por exemplo a [[União Eléctrica Portuguesa]] e a [[Hidro-Eléctrica do Alto Alentejo]], entre outras), com a extensão das redes de distribuição de electricidade das empresas já existentes para regiões mais amplas, com a incidência para uma maior propaganda do uso da electricidade durante este período e com uma maior intervenção do Estado neste sector através da publicação de leis para o regulamentar (como por exemplo a [[Lei das águas]] de 1919 e a [[Lei dos Aproveitamentos Hidráulicos]] de 1926), da elaboração de estatísticas a partir de 1928, das iniciativas mais concretas e activas a partir da década de 1930 (como por exemplo a criação da [[Junta de Electrificação Nacional]] em 1936) com o objectivo de se construir uma rede eléctrica nacional que possibilitasse a distribuição de electricidade nas várias zonas do país e da reorganização do quadro político administrativo ligado a este sector.
Dão também conta da evolução do consumo da electricidade para este período, bem como, da posição que tiveram as mais importantes figuras ligadas ao desenvolvimento do sector eléctrico.
Esta obra é um contributo fundamental para se descobrirem as memórias e os ambientes do passado da electricidade no nosso país. Sem este conhecimento não é possível entender completamente a importância que a electricidade teve e tem na nossa sociedade. "
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HistóriaElectricidadeElectrificaçãoAplicações da electricidadeIndústria eléctricaProdução de energia eléctricaEmpresaLegislação

Fundação EDP - Museu da Electricidade