reg_181953_João Penalva T.D._EN.jpg

João Penalva : L. R. [folheto] : Live Relay from the Clock Tower of Porto City Hall, 2015 / Fundação EDP , Porto. ; João Pinharanda, curador

Pinharanda, João Lima, 1957-Fundação EDP. Museu da Electricidade, Lisboa, 2005

1 folheto ; 21 x 30 cm

Folheto de informação da exposição "João Penalva , T. D." , patente no Palácio dos Correios, Porto, 26 setembro a 28 novembro 2015.
Contêm informação profissional do autor.
2 exemplares.
T.D. Transmissão Direta da Torre do Relógio da Câmara Municipal do Porto, 2015, do artista João Penalva está patente no Palácio dos Correios do Porto de 26 de setembro a 28 de novembro.

A exposição tem curadoria de João Pinharanda e é produzida pela Fundação EDP, no âmbito do protocolo de parceria e apoio mecenático com a Galeria Municipal do Porto. Este protocolo vem dar continuidade à missão sociocultural que a Fundação EDP tem vindo a desenvolver na cidade do Porto, através da promoção da arte contemporânea, agora em articulação com o Município.

Trata-se de uma instalação site-specific, que transmite o som e as imagens do mecanismo do relógio da torre da Câmara Municipal do Porto, para o espaço de exposição. João Penalva desenvolveu esta solução expositiva a partir das circunstâncias dos locais onde é convidado a trabalhar - torres de relógio pertencentes a instituições públicas - dando continuidade ao programa artístico que tem vindo a desenvolver. Anteriormente, o artista usou também a mesma solução em Wasserschoss, Gross Leuthen, Brandeburgo, Alemanha, 2004; Irish Museum of Modern Art, Dublin, Irlanda, 2007; Galeria Solar, Vila do Conde, Portugal, 2008

Penalva aborda a temática do tempo e a sua dimensão de memória.O relógio usado nesta instalação pertence à Câmara Municipal do Porto e foi recuperado para a exposição, devolvendo-lhe assim uma função há muito desativada. As imagens transmitidas mostram a tecnologia antiga de um relógio presente intervindo na cidade. As imagens da exposição são transmitidas, mas não são gravadas, constituindo uma peça efémera.

«Oferecendo-nos imagens de tecnologias obsoletas (históricas), o artista intervém anonimamente na cidade e faz de quem visita a instalação cúmplice do processo de ordenação do tempo público tal como ele era concebido num passado de que nos afastamos velozmente. Penalva recoloca-nos assim, a partir do presente sem recuo da sua obra, na dimensão de onde nos tinha inicialmente retirado: a projeção no futuro de um tempo passado.»

João Pinharanda

ExposiçãoPorto (Porto, Portugal)