reg_189002_André Príncipe-1.jpg

André Príncipe: Elefante / textos Ana Anacleto, João Pinharanda

Anacleto, Ana, 1975-Pinharanda, João Lima, 1957-Carvalho, Nuno Ferreira de, ed. lit.Velez, Vera, designPhillips, Lucy, revisorPrada, Rui Cascais, trad.

EDIÇÃO:

Lisboa: Fundação EDP, 2018

16 p. : il.; color. ; 23,5 x15 cm

COLECÇÃO:

Cinzeiro 8

ISBN:

978-972-8909-70-3

Catálogo da exposição "Elefante" de João Fonte Santa, patente na sala Cinzeiro 8, MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa) de 04 de outubro a 31 de dezembro de 2018, com curadoria de Ana Anacleto e João Pinharanda
Fundação EDP. MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Na sua primeira exposição individual, em contexto institucional, na cidade de Lisboa, André Príncipe apresenta no MAAT a exposição Elefante. O artista prossegue a sua investigação em torno das possibilidades do meio fotográfico enquanto mecanismo de perceção, apreensão e construção do real, reunindo um conjunto de obras fotográficas inéditas e uma instalação vídeo especificamente concebida para o contexto da exposição. Trabalhando a partir do seu arquivo fotográfico o artista seleciona e edita as imagens procurando estabelecer ligações e relações dialéticas, mais ou menos harmoniosas, na direção da procura de um sentido que raramente é narrativo. Num processo que assume uma aproximação à linguagem do cinema, André Príncipe, evoca a condição documental da fotografia, sem esquecer simultaneamente a sua inevitável condição ficcional. Reitera um interesse pela tradição das disciplinas artísticas, nomeadamente pela Pintura enquanto modelo de representação, e reafirma a sua atenção às temáticas da vida e da morte, do espaço e do tempo, da permanência e da efemeridade, da poesia e da política, da ascensão e da queda.

Arte ContemporâneaExposiçãoCatálogoFotografia

BA10537-15Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição