reg_189775_meia-noite.jpg

Mariana Caló & Francisco Queimadela : Meia-noite / texto Filipa Ramos

= Midnight

Ramos, Filipaprojecto editorial, ed. lit.Velez, Vera, designPhillips, Lucy, revisorNunes, Carla, trad.

EDIÇÃO:

Lisboa: Fundação EDP, 2019

16 p. : il.; color. ; 23,5 x15 cm

COLECÇÃO:

Cinzeiro 8

ISBN:

978-972-8909-89-5

Catálogo da exposição "Meia-noite" de Mariana Caló e Francisco Queimadela, patente na sala Cinzeiro 8, MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa) de 05 de junho a 09 de setembro de 2019, com curadoria de Filipa Ramos
Fundação EDP. MAAT
Meia noite, o meio da noite, o médium da noite. Penumbra e luz, sombra e brilho, contorno e densidade, movimento e suspensão. Matéria e imagem. Animal, vegetal, mineral. Som, ritmo, silêncio. A forma tangível do tempo. Meia-noite é o título da exposição de Mariana Caló e Francisco Queimadela, duo cujo trabalho pluridisciplinar e multifacetado gravita em torno do movimento das imagens. Caló e Queimadela criam frequentemente instalações complexas que combinam filmes, vídeos e imagens fixas com outros suportes, como o desenho, a pintura e a escultura. As suas obras interrogam de forma única as possibilidades da pesquisa artística enquanto metodologia de produção de conhecimento. As suas fortes preocupações ambientais e ecológicas e o seu interesse pelas relações entre o biológico, o vernacular e o cultural são questões constantes para o duo. Expandindo estas investigações, Meia-noite exibe uma série de obras inéditas resultantes da recente utilização da cianotipia que dialogam com diversos elementos escultóricos, instalativos e cinemáticos.

Arte ContemporâneaExposiçãoCatálogoEsculturaVídeo

BA10537-19Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição