reg_7437_Aproveitamento hidráulico do Douro.jpg

Porto: EDP, 1986

236 p. ; 27 x 21cm

DOEH
"Por ocasião do seu 10º aniversário e da entrada em serviço do último aproveitamento realizado no curso principal do rio Douro - o de Crestuma-Lever -, a então EDP - Electricidade de Portugal publicou, em 1986, este livro para, deste modo, sistematizar e testemunhar o esforço da grandiosa obra de hidroelectricidade levada a cabo nesse rio.
Ao sintetizar o percurso da exploração do potencial energético do rio Douro e dos seus afluentes desde a altura em que a ideia do seu aproveitamento surge, ainda em meados do século XX, passando pela sua realização a partir de 1950, até à sua finalização, com a entrada em serviço do escalão Crestuma-Lever, podemos encontrar nesta publicação o enquadramento histórico da intenção do aproveitamento hidráulico do rio Douro e os inúmeros estudos morfológicos, geológicos, topográficos, hidrológicos, energéticos, entre outros mais, realizados ao longo do século XX, bem como o quadro político-jurídico constituído para regulamentar e organizar qualquer futuro empreendimento hidroeléctrico dessas águas.
Esta imagem global da exploração hidroeléctrica do Douro completa-se com a referência às iniciativas que previram e projectaram o estabelecimento dos escalões tanto no troço nacional como no troço internacional do Douro, e com a descrição do que foi necessário fazer, para levar a cabo a realização das obras e a exploração da rede de transporte da energia produzida.
Encontramos neste livro um cronograma da realização dos escalões, considerando a duração das obras principais de cada um deles até às respectivas entradas em serviço e ainda uma parte, subdividida por escalão, onde, com base ao recurso a plantas, esquemas e fotografias, se documenta as principais características dos aproveitamentos, o tipo de barragem construída, os seus circuitos hidráulicos, as suas centrais e subestações e os seus equipamentos."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeProdução de energia eléctricaCentral hidroeléctricaEnergia hídricaBarragem

E10159Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição