reg_285_Figueira_A Empresa Hidroeléctrica de Arganil.jpg

A Empresa Hidro-Eléctrica de Arganil (1927-1978) e a electrificação dos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital / João José Figueira dos Santos

Figueira, João José Monteiro, 1965 -

Lisboa: EDP-Museu de Electricidade, 2004

212 p. ; 21 cm

"O livro ''A Empresa Hidro-Eléctrica de Arganil (1927-1978) : e a electrificação dos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital'', editado em 2004, constitui, pelo recurso a um conjunto variado de fontes documentais e reflexões apresentadas, um trabalho de significativa importância na construção e recuperação do conhecimento sobre o processo de electrificação em Portugal, especialmente na região designada por Beira Serra.
Trata-se de uma obra que acompanha a existência e o percurso de uma das muitas empresas surgidas no nosso país, ao longo do século XX, para explorarem serviços de produção e distribuição de energia eléctrica.
Assim, é aqui revelado não só o contributo da empresa Hidro-Eléctrica de Arganil no desenvolvimento da rede eléctrica nos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, mas também uma análise cuidada da sua desactivação e integração na Electricidade de Portugal – EDP, em 1978.
Além disso, este estudo esclarece, de uma forma sucinta e clara, como se difundiu a energia eléctrica por essa zona e quais foram as etapas gerais do processo de electrificação nacional, destacando-se o fim de um modelo de desenvolvimento do sector eléctrico, assente em grandes companhias privadas e pequenas empresas produtoras e distribuidoras de energia eléctrica, a partir de 1976, altura em que foi criada uma empresa pública, para onde foram transferidas todas essas instalações e serviços da produção, distribuição e transporte de energia eléctrica.
Falta apenas referir que este livro é uma versão ligeiramente alterada da tese de mestrado de João Figueira em História Económica e Social Contemporânea apresentada, em 1998, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeHistóriaElectrificaçãoPortugal