O problema hidroelectrico.pdf

O problema hidroeléctrico / José Nascimento Ferreira Dias Júnior; Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico

Dias Júnior, José Nascimento Ferreira, 1900-1966Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, Lisboa

Transcrição do artigo da ''Técnica: revista de cultura técnica e económica, Nº 5 (Junho 1926) pp. 3-9.
O problema hidroeléctrico, um dos primeiros textos escritos por José Nascimento Ferreira Dias Júnior, foi publicado em 1926 na revista Técnica, editada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, era então o seu autor, um jovem engenheiro de 26 anos.

Para Ferreira Dias, não existia problema hidroeléctrico, na medida em que o país nem tinha capacidade para consumir a energia eléctrica produzida com recurso à hulha branca. E ilustra o seu discurso com o exemplo da central hidroeléctrica do Lindoso que só dispunha de 2 grupos geradores quando tinha capacidade para instalar 4 e, desses 2, só 1 produzia… e a metade da carga, por falta de consumos que justificassem a sua plena laboração.

Assim, aumentar a produção de energia eléctrica a partir dos recursos hídricos disponíveis, com a construção de grandes centrais, só fazia sentido num plano de fomento integrado numa obra conjunta que devesse abranger o desenvolvimento de uma rede ferroviária electrificada, a criação de novas indústrias, a abertura de canais e irrigação dos terrenos cultiváveis.

por Fátima Mendes

E11913-23Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição