linha de rumo II.jpg

Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1945

392 p. ; 23 cm

Abelaira Gomes
Linha de rumo: notas de Economia Portuguesa da autoria de José Nascimento Ferreira Dias Júnio], é um documento de incontestável valor no contexto do pensamento económico português do século XX.

A obra, em 2 volumes, é o produto de vários anos de análise e reflexão da situação económica do país.

O 1º volume, escrito após o autor ter cessado as funções de Subsecretario de Estado do Comércio e Indústria que desempenhou entre 1940 e 1944, em pleno conflito mundial que opôs os Aliados à coligação do Eixo, e publicado em Dezembro de 1945, recebeu em Dezembro de 1947, o prémio Anselmo de Andrade.

Foca os grandes temas da economia europeia e nacional, não se limitando a fazer uma análise da situação económica do país, que caracteriza como uma economia de vão de escada, antes lançando pistas e apresentando soluções.

Centrando-se no atraso em que se encontrava a indústria no país, predominantemente agrário e depauperado pelo esforço da economia de guerra, o autor propõe para o desenvolvimento económico a concretização de dois processos complementares – a electrificação e a industrialização, a primeira como motor de desenvolvimento da segunda.

O 2º volume de Linha de rumo foi publicado, a título póstumo, em 1998, a partir do manuscrito da obra, existente no Centro de Documentação do Museu da Electricidade, em edição promovida pelo Banco de Portugal, conjuntamente com a reedição do 1º volume e uma colectânea de vários escritos económicos do autor.

Redigido ao longo de vários anos, várias vezes revisto (a última versão data de 1957), Ferreira Dias vai adiando a sua publicação, que considera ter perdido oportunidade. No prefácio, o autor revela algum desencanto, questionando-se mesmo sobre a sua utilidade.

Segundo o seu autor, o objectivo deste volume foi enumerar os problemas da economia portuguesa, mais do que resolvê-los, denunciar situações, esclarecer mal-entendidos.

Ferreira Dias faz o balanço da Lei 2002 - Lei da Electrificação Nacional lei 2002 e da lei 2005: a primeira, considera-a menos fecunda do que prometia'; a segunda, apresenta-a como desvirtuada.

A leitura desta obra revela-se fundamental para o conhecimento do desenvolvimento económico e social do país nos anos 50 do séc. XX.

EconomiaElectricidadeIndústria

1945