Retificador de vapor de mercúrio_nyron.pdf

Objetos da Fundação EDP com histórias: Retificador de vapor de mercúrio / Ivone Maio; Rosa Goy (colaboração)

MAIO, Ivone, 1978-Ribeiro, Rosa Goy

Coleção Património Energético da Fundação EDPRetificador de vapor de mercúrio

Com aproximadamente 1 m de comprimento, o retificador de vapor de mercúrio é uma estranha peça que faz parte do património da Fundação EDP.
Tem 7 braços e é constituída por uma ampola de vidro onde se colocava o mercúrio para ser condensado. Foi fabricada pela empresa Nevelin Electric Cº em Croydon, Inglaterra nos finais da década de 1930. Pertenceu a um dos quadros elétricos que se encontrava nas antigas instalações do jornal O Século, localizadas, desde 1881, na atual Rua do Século, em Lisboa.
Servia para estabilizar a corrente elétrica, auxiliando deste modo, o bom funcionamento da maquinaria das oficinas e da redação do jornal.
Chegou ao Museu da Eletricidade em Outubro de 1998 como oferta do Ministério do Ambiente.

Divulgação do Acervo