A energia e as suas perspectivas actuais_J. Ferreira Dias_Electricidade_Nº001_jan-mar_1957_10-24.pdf

A energia e as suas perspectivas actuais / Ferreira Dias

Dias Júnior, José Nascimento Ferreira, 1900-1966

In: Electricidade Nº1 (Jan-Mar 1957) 10-24 pp.
Ferreira Dias
Da autoria de José Nascimento Ferreira Dias Júnior este artigo, é uma análise à situação da indústria eléctrica na Europa e em Portugal. São aqui expostas as principais dificuldades que se apresentam ao sector:

- os elevados recursos económicos necessários à construção de centrais e redes para fazer face ao crescimento dos consumos;

- o esgotamento dos recursos hidroeléctricos;

- a escassez de combustíveis;

- o aumento da produção da energia, devido ao encarecimentos das obras nas centrais hidroeléctricas e ao encarecimento dos combustíveis nas térmicas.

O aproveitamento da energia nuclear para fins industriais dava então os primeiros passos; quer a Inglaterra quer os Estados Unidos tinham divulgado já os seus programas nucleares mas as apreciações das entidades oficiais recomendavam prudência.

De seguida, o autor perspectiva a política energética que Portugal deve seguir (salvo se a energia nuclear se viesse a revelar revolucionária no preço de custo):
- continuar com o aproveitamento das quedas de água e dos resíduos de carvão;
- quanto à energia do átomo, entende que, só por volta de 1962 – altura em que a nova técnica teria avançado o bastante para permitir escolher com segurança – se tornaria oportuna, como complemento à produção hídrica.

por Fátima Mendes

IN:

Electricidade : Revista Técnica. - Lisboa, ISSN 0253-3367ISSN 0870-5364

Energia eléctricaIndústria eléctricaProdução de energiaDistribuição de energiaTransporte de energiaElectricidade

Data:

jan-mar 1957