reg_256_Joao_Louro_Linguistic.jpg

João Louro. Linguistic Ground Zero / textos João Louro... [et al.]; design Barbara says...; fotog. Bruno Lopes e João Miranda

Louro, João, 1963-Passanha, Juliano GarciaTorres, David G.Carvalho, Nuno Ferreira de, ed. lit.Barbara says..., designPereira, Carla da Silva, revisorForster, Per Cristopher, trad.Ferrer, Catarina, trad.Lopes, Bruno, fotogr.Miranda, João, fotogr.

Lisboa: Fundação EDP, 2018

104 p. : il. ; 25 x 18 cm

COLECÇÃO:

MAAT | Project Room

978-972-8909-71-0

Catalogo da exposição “João Louro. Linguistic Ground Zero”, patente na Project Room do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa (Portugal), de 07 de novembro de 2018 a 22 de abril de 2019.
Com Linguistic Ground Zero, João Louro mergulha mais fundo nos seus temas preferidos – a «energia atómica» da palavra escrita, a construção literária enquanto arma capaz de criar uma rasura no campo visual – e confronta-nos com um regresso ao instinto político das vanguardas artísticas. Abordando a ideia de destruição iminente sem nunca se referir a qualquer assunto atual, o artista limita-se a recordar-nos a universalidade inerente da arte, e o modo não normativo como essa imanência nos pode levar a agir e a estar criticamente atentos. A bomba atómica que João Louro reproduz com todo o pormenor é o primeiro artefacto histórico a demonstrar a possibilidade de erradicação em massa. Como um objeto escultórico gravado com a urgência das palavras, a sua suspensão a poucos centímetros do chão da Project Room do MAAT diz-nos, de forma muda, tudo o que tem de ser dito sobre a ansiedade do momento atual.

OUTRAS OBRAS RELACIONADAS:

História do crime / Louro, João. - [Lisboa], 2018. - 1968 p.

ArteExposiçãoCatálogoInstalação (Arte)

BA10149Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição