Central termoeléctrica da Tapada do Outeiro - Homenagem a uma Central

EDP-Energias de Portugal

[Porto]: GCM-Gabinete de Comunicação da EDP Produção, 2006

143 p. : il. + CD-Rom + pasta com a fotografia de todos os trabalhadores da central

1) CD-Rom com 10'28'', locução de Fernando Pessa, realizado a partir de filme 35 mm em 1961
2) Existe 1 exemplar em formato VHS com a cota 14
"Editado pelo Gabinete de Comunicação da EDP Produção, em 2006, o livro ''Homenagem a uma central: Tapada do Outeiro 1959-2004'' reúne um conjunto de informações e ilustrações que oferecem uma imagem global da evolução histórica da central termoeléctrica da Tapada do Outeiro.
Em nove capítulos se reconstitui o passado da central termoeléctrica construída no rio Douro, na década de 50 do século XX, com a finalidade de apoio e reserva à Rede Eléctrica Nacional.
Nesta obra, os textos e as ilustrações aliam-se para ajudar a desvendar a existência desta central, ficando aqui o registo das razões que levaram à sua construção, das medidas tomadas para a concretizar, dos trabalhos de engenharia civil, iniciados em Outubro de 1955, para a realizar, dos discursos proferidos na sua inauguração em 23 de Junho de 1959 e do momento em que é desactivada, salientando-se ainda o contributo desta instalação para a Rede Eléctrica Nacional.
Encontramos um conjunto de documentos que permite descobrir os ambientes e as memórias dessa instalação, tais como, fotografias obtidas no período da construção, quadros numéricos sobre a sua produção e emissão, os seus consumos anuais de combustíveis e as horas anuais da utilização dos seus equipamentos e depoimentos de várias pessoas que ali desempenharam funções.
Inclui ainda um DVD que apresenta um documentário cinematográfico de Tavares da Fonseca com locução de Fernando Pessa sobre a construção da central."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ETP - Empresa Termoeléctrica Portuguesa -- Porto -- 1954-1969ElectricidadeHistóriaProdução de energia eléctricaCentral termoeléctricaCentral da Tapada do Outeiro

E10956Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição