reg_428_cabril_bouca.jpg

Cabril Bouçã : 50 anos ao serviço da hidroelectricidade e do país / EDP-Energias de Portugal

EDP-Energias de Portugal

[Porto]: EDP Produção. GCM-Gabinete de Comunicação, 2006

[93] p. : il. ; 33 cm

Contém cronologia e fotografias da construção das centrais do Cabril e da Bouçã
"Procurando preservar e divulgar mais de 50 anos do caminho percorrido pela hidroelectricidade em Portugal, o Gabinete de Comunicação da EDP Produção editou, em 2006, três livros, entre os quais se encontra o seguinte: ''Cabril, Bouçã: 50 anos ao serviço da hidroelectricidade e do país''.
Este livro procura evidenciar e reconstituir os vários momentos da construção dos dois grandes aproveitamentos hidroeléctricos realizados, na década de 50 do século XX, no rio Zêzere, através de um conjunto de documentos que incluí fotografias obtidas durante esse período, mapas de localização, plantas, esquemas e artigos de jornais sobre esses aproveitamentos.
Assim, esta publicação sintetiza a existência e as principais características dos aproveitamentos hidroeléctricos de Cabril e Bouçã, apresentando as linhas orientadoras da electrificação nacional (onde já se previa a exploração dos nossos rios para a produção de energia eléctrica), as medidas políticas levadas a cabo para prepararem a realização desses empreendimentos, os estudos realizados, os projectos criados, a definição dos programas de trabalhos, as centrais e subestações construídas, os equipamentos instalados e as datas de início das obras de construção, de entradas de serviço e de inaugurações desses aproveitamentos.
Pelo seu conteúdo informativo e documental, este livro constituí-se como um testemunho da história dos escalões de Cabril e de Bouçã que, ainda hoje, continuam a desempenhar o seu papel de centros produtores de energia eléctrica."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

HEZ - Empresa Hidroeléctrica do ZêzereElectricidadeHistóriaAproveitamento hidroeléctricoCentral hidroeléctricaBarragemCabrilBouçã

E11196Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição