reg_10267_Lisboa_e_a_electricidade.jpg

383 pp. ; 32 x 24 cm

972-8062-00-1

Oferta
"Em 1992 foi publicado o livro ''Lisboa e a electricidade'' que oferece uma perspectiva histórica sobre o percurso de electrificação da cidade de Lisboa desde os finais do século XIX.
Os autores Abílio Fernandes, Ilídio Mariz Simões, Mário Mariano e Sara Silva contam-nos como a cidade de Lisboa se transformou com a entrada, estabelecimento e penetração da energia eléctrica desde finais do século XIX.
Partindo da apresentação sumária dos principais desenvolvimentos científicos e tecnológicos associados à energia eléctrica, os autores exploraram as primeiras aplicações que marcaram a vivência quotidiana dos lisboetas, nomeadamente a utilização desta energia na iluminação pública, nos transportes colectivos e no sector industrial.
Podemos ainda encontrar nesta obra uma reflexão sobre os meios e os processos criados e desenvolvidos ao longo do tempo para alimentar a cidade em energia eléctrica, referindo-se as centrais térmicas que existiram, o desenvolvimento da Rede Eléctrica Primária e da Rede Eléctrica Nacional, as sucessivas medidas governamentais para desenvolver este sector e a história das empresas que exploraram esta fonte de energia na cidade.
Por fim, esta obra dá conta da evolução dos consumos da electricidade de acordo com os elementos da estatística oficial a partir de 1918, altura em que se encontram os valores de produção e emissão para a rede de uma maneira continuada e sistemática."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeIndustrializaçãoHistória contemporâneaHistóriaLisboaEDP