reg_109_O Porto e a electricidade.jpg

O Porto e a electricidade / Ana Cardoso Matos , Fátima Mendes , Fernando Faria

Matos, Ana Maria Cardoso deMendes, Maria de Fátima Calheiros, co-autorFaria, Fernando Manuel, co-autor

[Lisboa]: Museu de Electricidade, 2003

241 [1] p. : il. ; 30 cm

972-98926-2-8

"Publicado em 2003 por iniciativa do núcleo de investigação do Museu da Electricidade, o livro ''O Porto e a Electricidade'' oferece uma perspectiva histórica que esclarece inúmeros aspectos relacionados com a implantação da energia eléctrica na cidade do Porto.
Esta publicação conta com a coordenação da historiadora Ana Cardoso de Matos e os contributos de Fátima Mendes e Fernando Faria.
Esta obra gira em torno do percurso da electrificação do Porto, desde as primeiras propostas, iniciativas e soluções privadas para implantar as redes de gás e electricidade na cidade que surgiram entre meados do século XIX e 1910, passando pela municipalização desses serviços em 1917 até à intervenção do Estado como principal agente desse processo a partir da década de 1930. Mostra os actos protagonizados por certos indivíduos e o surgimento, a fusão, as relações e o desaparecimento de empresas e entidades nacionais e estrangeiras que foram responsáveis pela entrada e implantação da energia eléctrica nesta cidade do norte do país entre meados do século XIX e os finais do século XX.
Mostra como se processou a difusão nacional dos conhecimentos científicos e progressos tecnológicos ligados à energia eléctrica e analisa as condições de produção, transporte e consumo dessa energia.
Lança ainda um olhar analítico sobre o modo como as várias entidades privadas e públicas tentaram resolver os problemas com a produção e distribuição de energia eléctrica. Percebe-se então a opção nacional pelos aproveitamentos hidráulicos no sistema de produção de electricidade e o papel do Estado (sob a égide de indivíduos como Ezequiel de Campos e, particularmente, o Professor e Engenheiro José Nascimento Ferreira Dias Júnior, na electrificação não só do Porto mas também do resto do país."
[Resumo elaborado por Ivone Maio]

ElectricidadeHistóriaElectrificaçãoGásIluminaçãoPorto (Porto, Portugal)