reg_226_Campos_Escolas e Museus.jpg

Escolas e museus "parceiros na educação" / José António de Freitas Campos

Campos, José António de Freitas

Lisboa: Museu de Electridade : EDP - Gabinete de Comunicação e Imagem, 2004

VI, 79 p. : il. ; 30 cm + Cópia dactilografada da tese de dissertação de Mestrado (2 vol.)

Tese de Dissertação de Mestrado apresentada, como requisito final para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização de Orientação da Aprendizagem.
Cotas do material acompanhante: CS 10 126-A e CS 10 126-B
Publicado na colecção Cadernos do Museu de Electricidade em 2004, o livro ''Escolas e museus “parceiros na educação”'' apresenta uma reflexão sobre a relação que as escolas e os museus poderão desenvolver entre si.

O livro ''Escolas e museus “parceiros na educação”'', de José António de Freitas Campos, trata-se de uma publicação que apresenta uma reflexão sobre a actuação educativa que os museus e as escolas poderão, em conjunto, desenvolver.

Assim, aspectos como o intercâmbio, a abertura ao diálogo, o trabalho de equipa, a cooperação sistemática e articulada e as estratégias de actuação entre museus e as escolas são aqui analisados através do estudo realizado sobre uma parceria estabelecida, a partir de 23 de Abril de 1998, entre o Museu da Electricidade e a Escola Secundária Marquês de Pombal.

As conclusões que José Campos retira da observação dessa parceria transmitem, antes de mais, uma maneira de estar no ensino e na educação, uma vez que ele acredita que o estabelecimento de uma colaboração dinâmica entre museus e escolas tem como finalidade promover uma educação assente numa aprendizagem ao longo da e com a vida e no ser no mundo com os outros.

Trata-se de uma publicação onde José Campos defende que a parceria entre escolas e museus poderá vir a constituir-se como uma ferramenta fundamental não só para fazer dos museus espaços dinâmicos, de aprendizagem e prazer, capazes de atrair mais visitantes e de cumprir com os seus papéis de desenvolvimento social, cultural e artístico, mas também para que as escolas se abram ao exterior e à comunidade, reconhecendo os museus como elementos do sistema educativo onde se pode ensinar e aprender de uma forma diferente.

EducaçãoMuseuEscolaTesePortugal

CS10126-SACAVÉMCentro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição