Rede Electrica Nacional.pdf

Rede Eléctrica Nacional / José Nascimento Ferreira Dias Júnior

Dias Júnior, José Nascimento Ferreira, 1900-1966

Transcrição do artigo do Revista da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses. Nº 678 (Dezembro 1931) pp.468-473
A apresentação da comunicação Rede Eléctrica Nacional no 1º Congresso Nacional de Engenharia que decorreu em Lisboa em 1931, deu a Ferreira Dias a oportunidade de mais amplamente dar voz à sua ideia de progresso nacional – o desenvolvimento industrial como causa/efeito do desenvolvimento da electrificação.

Apresenta as redes eléctricascomo instrumentos de civilização, catalizadores de desenvolvimento em regiões pouco activas, uma vez que são elas que constituem as grandes vias da electrificação do país.

Mais do que a necessidade de aumentar a produção de energia eléctrica, urge a necessidade de a conduzir a locais onde se possam criar e desenvolver novas indústrias, desempenhando a rede eléctrica naciona uma verdadeira obra de fomento, proporcionando a criação de novos mercados, mais do que a servir os existentes, cabendo ao Estado um papel decisivo na viabilidade “financeira da electrificação integral do território português.”

por Fátima Mendes

E11913-25Centro de Documentação da Fundação EDPConsultar instituição